top of page

4Aromas__4Imagens
Para a imaginação do fruidor!
Confrontamos 4 artistas fotógrafos, com as suas memórias olfactivas. Desconhecidos entre eles, com sensibilidades estéticas e experiências de vida distintas, viajamos com eles, através de diferentes odores, aromas e fragrâncias. Queríamos que, cheirassem, sentissem e ganhassem consciência do sentido que muito naturalmente possuem, mas que provavelmente muito pouco tinham utilizado, no processo criativo. Desafiámos um regresso ao passado, e a captura desse momento!
Provocámos esse momento ideiastésico, com o cruzamento de conteúdo semântico, obtido através da experiência de vida de cada um, com um activador de memória olfactiva, contido dentro de um contentor de 5ml, em forma de fragrância! O resultado foi imediato. A viagem tinha começado. Sem nenhum tipo de condicionante, ou constrangimento. Só seria necessário expressa-la, através da forma que melhor sabiam: A fotografia não editada!
Estávamos conscientes que do ponto de vista da experiência real, a representação visual de cheiros, tanto nas artes plásticas como em descrições literárias, nada tem a ver com a arte olfactiva, mas apenas com o seu significado e com a sugestão de ambientes e atmosferas. Sabíamos que um trabalho de arte olfactiva tem de ser realmente sentido e cheirado. O objectivo é uma experiência sensorial mais intensa. Da visão ao olfacto: Da olfacção à Imagem. Como tal, optamos por uma instalação sinestésica, onde as imagens são expostas lado a lado com os aromas que lhes deram origem. 16 Fotografias:4 Artistas, 4 Aromas, 4 Imagens.
Numa Galeria, completa de memória artística e que ela própria apela a todos os sentidos, situada em plena zona histórica do Porto e com uma vista privilegiada sobre os Jardins das Virtudes e o Douro, esteve patente ao público de 29 de Janeiro a 27 de Fevereiro de 2016.
bottom of page